SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Erro médico: a perspectiva de estudantes de medicina e direitoCurrículo integrado: entre o discurso e a prática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COSTA, José Roberto Bittencourt et al. Active teaching-learning methodologies: medical students’ views of problem-based learning. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.13-19. ISSN 1981-5271.

A formação oferecida em boa parte das escolas médicas perpetua, ainda hoje, o distanciamento do profissional das necessidades da sociedade. Estratégias têm sido pensadas em resposta a tal contexto, destacando- se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e a implementação do Programa de Incentivos a Mudanças Curriculares em Medicina (PROMED) e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). Inscrito neste novo movimento, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou uma profunda transformação curricular, em 2005, baseada no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA), especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas. Para aferir a visão dos estudantes partícipes deste processo de mudança foi desenhada a presente investigação, realizada através da consecução de entrevistas semi- estruturadas com estudantes do quinto período do Curso de Graduação em Medicina. Ato contínuo, os dados obtidos foram apreciados a partir dos princípios da analise temática. Os resultados apontam para uma boa aceitação das MAEA, as quais foram definidas como estimulantes e integradoras da teoria/prática no ensino médico.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )