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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Neilton Araujo de  e  ALVES, Luiz Anastácio. Ensino médico, SUS e início da profissão: como se sente quem está se formando?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.26-36. ISSN 1981-5271.

A construção do SUS e o crescimento do nosso país têm suscitado uma discussão maior sobre mudanças no ensino médico. Iniciativas para implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais aumentam o cardápio de estratégias de mudanças na preparação do fu turo médico. Para compreender melhor essas modificações, aplicamos questionários in locu a 1.004 alunos do internato de Medicina em 13 cursos médicos de seis Estados brasileiros entre 2004 e 2007, e realizamos entrevistas com alunos, docentes e gestores de Saúde. Neste artigo, destacamos o que pensam os formandos a respeito de sua formação no começo de sua atuação profissional. Aproximadamente 19% dos alunos se sentem aptos ao exercício imediato da medicina; 81% querem buscar formação complementar; 63% desejam ser “especialistas”; só 20% querem trabalhar em medicina geral, como o PSF, e apenas 5% querem trabalhar em pequenos municípios. Há discrepâncias entre o que os alunos querem fazer, como se sentem preparados e o que acabarão por fazer. Este estudo fornece dados que podem ajudar na melhoria da educação médica de acordo com as demandas do SUS e na integração ensino-serviços-comunidade.

Palavras-chave : Educação Médica; Trabalho Médico; Sistema Único de Saúde; Estudantes de Medicina; Escolas Médicas; Mudanças no Ensino Médico.

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