SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de medicinaUso do protocolo Spikes no ensino de habilidades em transmissão de más notícias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MACEDO, Douglas Henrique de  e  BATISTA, Nildo Alves. O mundo do trabalho durante a graduação médica: a visão dos recém-egressos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.44-51. ISSN 1981-5271.

O desenvolvimento tecnológico recente causou várias transformações no Mundo do Trabalho. Este estudo se propôs a verificar se a graduação prepara os futuros médicos para lidar com as influências do Mundo do Trabalho sobre seu exercício profissional. Foi realizado um estudo quanti-qualitativo com residentes médicos recém-egressos de vários cursos de Medicina. Vinte e seis residentes responderam a um questionário e dez foram entrevistados. Verificamos que houve uma carência da temática durante a graduação. No início da carreira, os residentes apresentavam dificuldades em caracterizar os diversos tipos de vínculos trabalhistas. Eles também reconheceram a necessidade de múltiplos vínculos trabalhistas e a ênfase na prática especializada da profissão médica. Os residentes associaram a maior remuneração com especialização, atividade em consultório e realização de procedimentos. Apresentaram boa expectativa em relação ao futuro profissional. Acreditamos que alguma forma de aproximação sistematizada do estudante de Medicina com os aspectos econômicos e trabalhistas do Mundo do Trabalho seja recomendável para que ocorra um início de carreira mais consciente por parte do médico recém-formado.

Palavras-chave : Educação Médica; Mercado de Trabalho; Prática Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )