SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Uso do protocolo Spikes no ensino de habilidades em transmissão de más notíciasO cinema como instrumento didático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GARCIA, Maria Alice Amorim  e  SILVA, Ana Laura Batista da. Um perfil do docente de medicina e sua participação na reestruturação curricular. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.58-68. ISSN 1981-5271.

A dificuldade em obter a adesão dos docentes de Medicina às reformas curriculares e pesquisas correlatas tem sido recorrente e explicada pela não profissionalização da função docente; complexidade e diversidade de atividades e cenários que caracterizam o ensino médico; vínculo precário com as instituições e dedicação parcial às escolas; insegurança; corporativismo e resistências a mudanças. Esta pesquisa objetivou descrever o perfil dos docentes e analisar suas expectativas quanto à formação médica e sua participação no planejamento pedagógico, visando estimular a reorientação curricular, promovendo o ensino “no e para” o Sistema Único de Saúde (SUS). Os docentes observam que aspectos organizacionais e gerenciais da universidade impedem o envolvimento pessoal no Projeto Pedagógico. Por outro lado, reconhecem a necessidade de mudanças no ensino e manifestam interesse pela docência no nível superior. É preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para a interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber o ensino em saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Docentes de Medicina; Currículo; Ensino; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )