SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Pesquisa em educação médica conduzida por estudantes: um ano de experiência do núcleo acadêmico de pesquisa em educação médicaRecurso semiotécnico para otimizar o desempenho de estudantes em consultas de puericultura: uma experiência piloto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MEZZARI, Adelina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.114-121. ISSN 1981-5271.

Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino Presencial; Ensino à Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )