SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Recurso semiotécnico para otimizar o desempenho de estudantes em consultas de puericultura: uma experiência piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHO, Brigida Gimenez et al. Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de educação permanente em saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.132-141. ISSN 1981-5271.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que toma os problemas da prática como objeto de reflexão das equipes de trabalho. Para superar a falta de domínio conceitual e operativo em relação à EPS, foi proposto um curso de facilitadores de educação permanente. Este curso foi desenvolvido no município de Londrina e dele participaram 14 médicos. Com o objetivo de analisar as opiniões sobre o curso e sobre as repercussões no trabalho e na atenção à saúde, os 11 médicos concluintes foram entrevistados, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Para a análise, as questões fechadas foram tabuladas, e o conteúdo das abertas foi analisado por meio da análise temática. Para esses médicos, a EPS se constitui em: reflexão acerca dos problemas cotidianos, trabalho em equipe e aprendizagem significativa. Entre as mudanças propiciadas pelo curso, destacaram-se: ampliação do vínculo entre profissionais, democratização da gestão, apropriação dos sistemas de informação, ampliação da capacidade de análise e aprimoramento da prática. As facilidades e dificuldades se referiram principalmente à garantia de infraestrutura (espaço, tempo, material e apoio), mas também foram destacados aspectos relacionados ao trabalho em equipe, como motivação, interesse e participação.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação em Saúde; Capacitação; Recursos Humanos; Educação Permanente em Saúde; Trabalho em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )