SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Perfil acadêmico dos professores de bioética nos cursos de pós-graduação no BrasilAbordagem psicológica na atenção básica em saúde: da fragmentação à integralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PINHEIRO, Anielli et al. Medical students’ knowledge about end-of-life decision-making. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.02, pp.171-176. ISSN 1981-5271.

A influência do conhecimento de estudantes de medicina sobre o manejo com o fim da vida, considerando teorias éticas e aplicabilidade clínica, permanece controversa. Objetivamos investigar o conhecimento de estudantes de medicina sobre conceitos bioéticos a respeito dos tipos morais de morte (Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia) e analisar a influência de suas experiências clínicas para praticá-los, em um hospital terciário do estado de São Paulo, Brasil. Nós entrevistamos 180 estudantes de medicina [distribuídos em Grupo 1 (G1) - estudantes do primeiro ao terceiro ano de graduação em medicina e Grupo 2 (G2) - estudantes do quarto ao sexto ano] para avaliar a influência do “curso de ética médica” em teorias éticas e prática clínica, utilizando um questionário fechado. O “curso de ética médica” não diferiu os grupos (P=0.704) sobre os conceitos bioéticos. Neologismos como Cacotanásia e Idiotanásia foram erroneamente considerados como conceitos bioéticos por 28% dos indivíduos. Além disso, 45.3% da amostra consideraram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais, principalmente G2 (29%) comparado a G1 (16.5%, P=0.031). O conceito de Eutanásia foi aceito por 41% da amostra, enquanto Ortotanásia por 98.2%. Dentre os estudantes de medicina que aceitaram maneiras para abreviar a vida (22.9%), 30.1% deles pertenciam a G1 enquanto somente 16.1% a G2 (P=0.049). Estudantes de medicina mostram desconhecimento sobre conceitos clássicos em Bioética. Além disso, consideram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais. O ideal ético considerando a “boa morte” reflete melhor aceitação dos estudantes de medicina pela Ortotanásia, sugerindo tendência em aplicá-la em sua futura prática clínica.

Palavras-chave : Bioética; Ética Médica; Estudantes de Medicina; Atitude frente à Morte; Eutanásia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )