SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue02Consumo de álcool e atenção primária no interior da Amazônia: sobre a formação de médicos e enfermeiros para assistência integralMentoring: ir ou não ir, eis a questão: um estudo qualitativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEIXOTO, José Maria; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas  and  AMARAL, Carlos Faria Santos. Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.02, pp.229-236. ISSN 1981-5271.

Este estudo comparou a atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente de uma escola de currículo tradicional (CT) com outra de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) de uma mesma universidade privada. Para a avaliação da atitude, foi utilizada a escala PPOS (Patient- Practitioner Orientation Scale). A coleta de dados abrangeu 132 estudantes da escola de ABP e 142 da escola de CT. O valor do escore total da PPOS (ETPPOS) para toda a amostra na escola de ABP foi de 4,62 e na escola de CT foi de 4,45 (p = 0,002), significando atitudes mais centradas no paciente na primeira. O ETPPOS entre os homens, no décimo período, apresentou aumento significante na escola de ABP. Em ambas as escolas, as mulheres apresentaram atitudes de maior compartilhamento de decisões com os pacientes em relação aos homens. A análise de regressão multivariada demonstrou que os valores dos escores da PPOS foram explicados apenas pela variável escola. Este estudo encontrou atitudes mais centradas no paciente na escola de ABP, que poderiam ser atribuídas ao modelo curricular, uma vez que as escolas estudadas diferem basicamente em relação a esse aspecto.

Keywords : Assistência Centrada no Paciente; Relações Médico-Paciente; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )