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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MACHADO, Liliane dos Santos; MORAES, Ronei Marcos de; NUNESI, Fatima de Lourdes dos Santos  e  COSTA, Rosa Maria Esteves Moreira da. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.02, pp.254-262. ISSN 1981-5271.

A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias propícias à construção de serious games é a Realidade Virtual, que oferece ambientes computacionais tridimensionais com formas avançadas de interação capazes de prover maior motivação ao processo de aprendizagem. No contexto da educação médica, tais aplicações apresentam um nicho ainda pouco explorado, se observados sua relevância e impactos na sociedade. Este artigo apresenta os serious games baseados em Realidade Virtual como uma proposta para o ensino de conteúdos específicos da área médica. Para isso, categoriza-os e apresenta o que tem sido desenvolvido nos últimos anos, seus componentes, características de desenvolvimento e suas potencialidades como oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e negócios.

Palavras-chave : Ensino; Jogos de Vídeo; Educação; Informática.

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