SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03A preceptoria na formação médica: o que dizem os trabalhos nos congressos brasileiros de educação médica 2007-2009O programa de estágio monitorado na pós- graduação lato sensu em medicina do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Rosangela Ziggiotti de; GONCALVES, Maria Bernadete  e  BELLINI, Luiza Marta. Acadêmicos de medicina e suas concepções sobre “ser médico”. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.03, pp.311-318. ISSN 1981-5271.

O objetivo deste trabalho foi identificar expectativas, preconceitos e sentimentos experimentados por acadêmicos de Medicina em relação à sua vivência no curso da Universidade Estadual de Maringá (PR). Foi analisado o depoimento escrito de 73 alunos da disciplina Saúde Pública, da quarta série, que responderam duas questões abertas no primeiro dia de aula. Pretendia-se conhecer o pensamento desses alunos sobre a formação e a profissão médica antes de entrarem no curso e na quarta série. Da leitura inicial, emergiram cinco categorias: a amizade e o coleguismo como fundamentos no curso; docência médica; a escola e o desenrolar do curso; o médico e a profissão; impressões sobre si mesmo. O resultado indica que a idealização do ingresso foi derrotada; no quarto ano, os alunos entendem melhor o curso; continuam comprometidos e preocupados com a formação e levam para o internato a expectativa de um aprendizado conciliador. Embora mais maduros e satisfeitos com a escolha, foram identificados acadêmicos que não encontraram estratégias para lidar com as adversidades do curso.

Palavras-chave : Educação Médica; Estudantes de Medicina; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português