SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao pacienteConsumo de álcool entre estudantes de faculdades de medicina de Minas Gerais, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GUEDERT, Jucélia Maria  and  GROSSEMAN, Suely. Abordagem dos problemas éticos em pediatria: sugestões advindas da prática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.03, pp.359-368. ISSN 1981-5271.

No atendimento à criança, os profissionais da saúde lidam com situações geradoras de problemas éticos, que requerem competência para a tomada de decisões. Visando fornecer subsídios ao desenvolvimento dessa competência na graduação em Medicina, o objetivo deste estudo foi analisar estratégias sugeridas por médicos que atuam em ensino e assistência pediátrica para melhor abordagem dos problemas éticos vivenciados no cotidiano profissional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva, aprovada no CEP-HIJG, com 72 médicos de dois hospitais e 16 da atenção primária, que responderam a um questionário semiestruturado. Realizou-se análise de conteúdo e descritiva com medidas de tendência central. Foram sugeridas como estratégias: abordagem sistemática e reflexão sobre ética e bioética, baseada em problemas cotidianos, na graduação, residência e atuação profissional; maior abordagem do tema em eventos médicos; elaboração de normas e orientações claras sobre problemas éticos; reflexão sobre o tema durante o ensino-aprendizagem e nas relações profissionais; e constituição de grupos especializados para ajudar na tomada de decisões. As estratégias são viáveis e deveriam ser consideradas no planejamento de ações institucionais e educacionais em Pediatria.

Keywords : Ética; Estratégias; Pediatria; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )