SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Violência e saúde: concepções de profissionais de uma unidade básica de saúdeColaboração docente online na educação universitária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TAVANO, Patricia Teixeira  and  ALMEIDA, Maria Isabel de. A reconfiguração do ensino anatômico: tensões que incidem na disciplina básica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.03, pp.421-428. ISSN 1981-5271.

Este artigo pretende iniciar a discussão da condição curricular da Anatomia Humana nos cursos médicos da atualidade frente a tensões que incidem sobre ela, que a podem estar levando a uma crise de manutenção de seu status sociocurricular. Baseamo-nos na análise bibliográfica e documental, conjugando as teorias sócio-históricas da construção dos currículos e disciplinas, a construção da Anatomia nos currículos médicos e condições gerais de apresentação da disciplina nestes currículos para elencarmos quatro tensões para a discussão: introdução de novas propostas de ensino-aprendizado; relação anatomia ensinada, anatomia pesquisada; expansão do ensino; reconfiguração do campo de inserção. Nossa análise nos leva a assinalar uma crise na retórica legitimadora da disciplina, com consequente redução do grau de importância sociocurricular e possível cristalização disciplinar.

Keywords : Currículo; Anatomia; Ensino; Educação de Graduação em Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )