SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03A reconfiguração do ensino anatômico: tensões que incidem na disciplina básicaA pesquisa como dispositivo para o exercício no pet-saúde UFF/FMS niterói índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AVILA, Rodolfo Esteban et al. Colaboração docente online na educação universitária. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.03, pp.429-434. ISSN 1981-5271.

A colaboração docente on-line permite a criação de comunidades virtuais. As ferramentas virtuais de uma equipe em rede permitem criar aulas virtuais em diferentes localizações geográficas. Estes ambientes permitem na educação a transferência do conhecimento entre alunos e docentes, incluindo atividades síncronas e assíncronas. Neste trabalho descrevemos nossa experiência em colaboração docente on-line, utilizando ferramentas virtuais na educação universitária. Os softwares utilizados foram 1-Skype: Software de aplicação para chamadas na Internet (VoIP). 2- LAN: Aula virtual digital disponibilizado em http://www.cevap.unesp.br/abertura.htm. Estas mídias foram utilizadas em dias e locais de transmissão e recepção diferentes. Os temas foram: 1-“Como preparar uma videoconferência”, 2-“Importância das TICs na docência Universitária”, 3-“Plataformas virtuais com bases de dados automatizadas na busca bibliográfica”, 4-“Uso do laboratório virtual no ensino de Biologia Celular, Histologia e Embriologia”. As ferramentas virtuais permitem a colaboração on- line de docentes localizados em diferentes localizações geográficas, além de formar recursos humanos que as usarão para melhorar o desempenho da educação universitária.

Palavras-chave : Educação de Graduação em Medicina; Educação Virtual; Ferramentas Virtuais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )