SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Avaliação do programa de residência médica do departamento de pediatria da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MASSOTE, Alice Werneck; BELISARIO, Soraya Almeida  e  GONTIJO, Eliane Dias. Atenção primária como cenário de prática na percepção de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.445-453. ISSN 1981-5271.

A formação de médicos capacitados para atuar na Atenção Primária à Saúde (APS), cujo intuito é promover um aprendizado vinculado às necessidades reais de saúde da comunidade, tem sido tema de estudos no Brasil há alguns anos. Em 1975, a Faculdade de Medicina da UFMG (FM/UFMG) inseriu seus estudantes em cenários de APS e atualmente busca ampliar essa inserção. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes do oitavo período da FM/UFMG sobre as atividades realizadas nos centros de saúde, tomando como referência as propostas do SUS para a APS. Trata-se de estudo qualitativo, que utilizou para a coleta de dados as técnicas de observação e grupos focais com estudantes de Medicina. A experiência de inserção na APS foi considerada válida e importante para a formação médica, contribuindo para construir uma nova visão do processo saúde- doença e da organização do SUS. Conclui-se que é importante inserir os estudantes de Medicina na APS em seu processo de formação.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Escolas Médicas; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )