SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Avaliação do programa de residência médica do departamento de pediatria da faculdade de medicina da Universidade de São PauloSer docente em métodos ativos de ensino: aprendizagem na formação do médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OTANARI, Thais Mikie de Carvalho et al. Os efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentarem grupos GAM. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.460-467. ISSN 1981-5271.

Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.

Palavras-chave : Formação em Saúde Mental; Gestão Autônoma da Medicação; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )