SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Estudantes de medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionaisAvaliação do crescimento cognitivo do estudante de medicina: aplicação do teste de equalização no teste de progresso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ARAUJO, Erica Chagas; BATISTA, Sylvia Helena  e  GERAB, Irani Ferreira. A produção científica sobre docência em saúde: um estudo em periódicos nacionais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.486-492. ISSN 1981-5271.

Este estudo analisa artigos publicados em periódicos nacionais que abordam a formação docente em saúde. A metodologia compreende a busca nas bases Lilacs e SciELO, empreendendo-se análise documental no âmbito de uma revisão sistemática da literatura. Das 76 publicações inclusas, a análise foi realizada a partir de: região brasileira, profissão do autor, concentração da produção em periódicos, abordagem de pesquisa e temática abordada nas produções. A produção científica analisada é predominante na Região Sudeste do Brasil (65,7%), tendo como autores, na maioria, enfermeiros (43,3%), com uso da metodologia qualitativa (40,7%) e trazendo como assunto central a graduação (43,4%). A análise evidencia as necessidades dos pesquisadores de compreensão do processo de mudança na área, permitindo delinear diretrizes para a elaboração de um projeto de desenvolvimento docente.

Palavras-chave : Educação Superior; Docente; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )