SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Modelo pélvico sintético como uma ferramenta didática efetiva comparada à pelve cadavéricaAvaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RAMOS, Isadora Nunes Barbosa  e  FALCAO, Eliane Brígida Morais. Suicídio: um tema pouco conhecido na formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.507-516. ISSN 1981-5271.

Esta pesquisa foi realizada em instituição federal pública universitária com o objetivo de melhor conhecer visões, valores e atitudes dos médicos residentes em clínica médica em relação ao suicídio. Trabalhou-se com o conceito de representação social (Moscovici) e a metodologia qualiquantitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC) (Lefèvre e Lefèvre). Os discursos revelaram que os médicos residentes se apresentam sensibilizados com a questão do suicídio, entretanto não familiarizados com a bibliografia especializada e nem com os procedimentos de atendimento normatizados pelo Ministério da Saúde e pela OMS. Os pesquisados revelaram dificuldades para identificar e prestar atendimento a pacientes em risco de suicídio. Conclui-se que parece faltar à formação médica (graduação e residência) maior atenção ao tema suicídio.

Palavras-chave : Suicídio; Médicos Residentes; Formação Médica; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )