SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Suicídio: um tema pouco conhecido na formação médicaViolência entre parceiros íntimos: desafios no ensino e atenção em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDRADE, Silvia Caixeta de; DEUS, Janio Agostinho de; BARBOSA, Eduardo Carvalho Horta  e  TRINDADE, Eliana Mendonça Vilar. Avaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.517-525. ISSN 1981-5271.

Introdução: A sedimentação da qualidade teórica da educação médica é derivada de habilidades afetivas adequadas, passíveis de serem ensinadas e aprendidas. Essa aquisição, entretanto, requer abordagens curriculares diferenciadas, que propiciem a edificação de um vínculo profissional efetivo. Objetivo: Analisar a aquisição e evolução de atitudes dos discentes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Metodologia: Foram selecionados, por conveniência, 120 estudantes (25% de cada ano). O instrumento de coleta de dados constou de questionário estruturado e validado, com 52 itens do tipo Likert. Foram avaliados aspectos psicológicos de doenças orgânicas, situações relacionadas à morte, atenção primária em saúde, doença mental, contribuição do médico ao avanço científico da medicina e aspectos da prática médica. Resultados: As atitudes positivas predominaram, destacando-se o amadurecimento importante nas questões ligadas à morte e dificuldades na abordagem da doença mental. A atenção primária em saúde obteve maior percentual positivo. Conclusão: O estudo traz subsídios indicativos de que a aprendizagem baseada em problemas (ABP) pode possibilitar uma prática médica de qualidade, utilizando-se de metodologias ativas, vivenciais e dinâmicas.

Palavras-chave : Avaliação de Atitudes; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Conduta na Prática dos Médicos; Ética Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )