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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTOS, Marcos Antonio Almeida. A formação do professor de medicina como “intelectual”: uma análise crítica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.544-549. ISSN 1981-5271.

As diretrizes curriculares nacionais de 2001 demandam uma consistente formação em humanidades por parte do egresso da graduação em Medicina. A fim de cumprir essa exigência, caberia ao docente uma nova tarefa frente ao alunato, além da produção de conhecimento científico, capacitação profissional e formação ética. Diante dessa premissa, portanto, restaria ao professor de Medicina tomar posse de surpreendente atributo, o de ser um “intelectual”. Este artigo apresenta uma análise crítica da viabilidade dessa “missão iluminista” relativa ao ensino médico brasileiro no século XXI, a partir de pressupostos históricos de formação docente tanto no Brasil quanto no exterior.

Palavras-chave : Educação Médica; Docentes; Ciências Humanas.

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