SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04A formação do professor de medicina como “intelectual”: uma análise críticaTransformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao  e  ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo. Cursinhos preparatórios para residência médica: reflexões sobre possíveis causas e consequências. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.550-556. ISSN 1981-5271.

O ensino superior brasileiro tem sofrido mudanças significativas nas últimas décadas após a reforma universitária e a ampliação do setor privado. O número de escolas médicas é crescente, porém não tem sido acompanhado do aumento do número de vagas de residência médica. A competição acirrada por vagas de residência médica pode levar os estudantes a buscar auxílios para estudo, como os cursinhos preparatórios. A presença de estudantes nestes cursinhos pode influenciar negativamente o modo de aprendizagem dos médicos em formação, por estes se submeterem a normas de condutas e rotinas de estudo enrijecedoras. Entendendo os cursinhos como reflexo do desequilíbrio de políticas educacionais e de saúde, aponta-se a necessidade de políticas de formação profissional em saúde embasadas em necessidades sociais.

Palavras-chave : Educação Médica; Residência Médica; Cursinhos Preparatórios; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )