SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem?Estágio supervisionado regional: visão do aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LUCCIA, Thiago Paes de Barros de  e  LUCCIA, Danna Paes de Barros de. O atendimento da crise psicogênica nos prontos-socorros. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.657-673. ISSN 1981-5271.

Este artigo analisa um aspecto da clínica médica e a rotina de acolhimento de doenças psicogênicas neste campo. A partir do fragmento de um caso de atendimento médico em pronto-socorro, observou- se um desmerecimento a pacientes com manifestações histéricas com somatização, consideradas pela equipe da instituição, ironicamente, como “emergências emocionais” ou “pitis”. Tal comportamento reflete um problema clássico da deficiência de conhecimento sobre a medicina psicossocial, que se torna paradigmático nestes casos, onde há uma linha tênue entre o psíquico e o corporal. Para entender essa dinâmica, acreditamos que seja necessária uma incursão no contexto histórico do privilégio do diagnóstico racional, do discurso científico e suas influências no ensino médico contemporâneo.

Palavras-chave : Serviços Médicos de Emergência; Educação Médica; Aspectos Psicogênicos; Transtorno Conversivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )