SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número04Estágio supervisionado regional: visão do alunoOnde a morte se compraz em auxiliar a vida: a trajetória da disciplina de anatomia humana no currículo médico da primeira faculdade oficial de medicina de São Paulo: o Período de Renato Locchi (1937-1955) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARRETO, Vitor Hugo Lima et al. pel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós- graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.578-583. ISSN 1981-5271.

O objetivo principal deste artigo é apresentar uma orientação teórica e prática aos preceptores da atenção primária à saúde vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. Pressupõe a atenção primária à saúde como um cenário de prática para estudantes de diferentes graduações e pós-graduações com características próprias. Aborda aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem no ambiente comunitário, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; o ensino e a pesquisa no trabalho; a inserção político-social da aprendizagem; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Por fim, propõe a reintegração do espaço da educação, da pesquisa e do trabalho.

Palavras-chave : Preceptoria; Atenção Primária à Saúde; Educação na Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )