SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

STOCK, Fabíola Schauffler; SISSON, Maristela Chitto  and  GROSSEMAN, Suely. Percepção de estudantes de medicina sobre aprendizagem da relação médico-paciente após mudança curricular. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.05-13. ISSN 1981-5271.

Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado com o objetivo de avaliar a percepção de estudantes sobre a aprendizagem da relação médico-paciente (RMP) após reforma curricular no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 dos 46 alunos do décimo segundo semestre do curso, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostraram uma RMP valorizada por todos, e empatia, respeito, não julgamento, escuta ativa e linguagem acessível apontados como elementos fundamentais. Foi reportada dificuldade de interação com pessoas portadoras de doenças graves, incuráveis e/ou terminais e também no contexto de emergência. Os recursos para a aprendizagem da RMP mais citados foram os modelos, os estágios nas Unidades Locais de Saúde desde o início do curso e a educação familiar. Sugeriu-se ampliar a abordagem da RMP, supervisão e troca de experiências durante o curso. Concluiu-se que a reflexão dos estudantes sobre a necessidade de aprendizagem da RMP está em processo de desenvolvimento e que cenários como o da integração ensino-serviços de saúde têm significativa importância para a apreensão de habilidades comunicacionais.

Keywords : Relações Médico-Paciente; Currículo; Estudantes de Medicina; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )