SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

STOCK, Fabíola Schauffler; SISSON, Maristela Chitto  e  GROSSEMAN, Suely. Percepção de estudantes de medicina sobre aprendizagem da relação médico-paciente após mudança curricular. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.05-13. ISSN 1981-5271.

Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado com o objetivo de avaliar a percepção de estudantes sobre a aprendizagem da relação médico-paciente (RMP) após reforma curricular no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 dos 46 alunos do décimo segundo semestre do curso, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostraram uma RMP valorizada por todos, e empatia, respeito, não julgamento, escuta ativa e linguagem acessível apontados como elementos fundamentais. Foi reportada dificuldade de interação com pessoas portadoras de doenças graves, incuráveis e/ou terminais e também no contexto de emergência. Os recursos para a aprendizagem da RMP mais citados foram os modelos, os estágios nas Unidades Locais de Saúde desde o início do curso e a educação familiar. Sugeriu-se ampliar a abordagem da RMP, supervisão e troca de experiências durante o curso. Concluiu-se que a reflexão dos estudantes sobre a necessidade de aprendizagem da RMP está em processo de desenvolvimento e que cenários como o da integração ensino-serviços de saúde têm significativa importância para a apreensão de habilidades comunicacionais.

Palavras-chave : Relações Médico-Paciente; Currículo; Estudantes de Medicina; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )