SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Percepção de estudantes de medicina sobre aprendizagem da relação médico-paciente após mudança curricularÉ possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminar. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Pedro Mansueto Melo; NUNES, Camila Almada; SILVEIRA, Clarice Santiago  e  NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.14-23. ISSN 1981-5271.

A formação em pesquisa é um elemento importante para o preparo de médicos com perfil crítico-reflexivo. Tendo o docente como pesquisador-orientador, o aluno une teoria e prática, ensino e pesquisa, adquirindo preparação adequada para sua futura ação profissional. Foi realizado um estudo de caso, descritivo, de abordagem quantitativa, onde buscamos identificar, no curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará, o perfil dos docentes que desenvolvem atividades de pesquisa integradas às didáticas. Para caracterizar esses profissionais foram utilizadas as variáveis: formação na graduação, ciclo em que lecionam as disciplinas e regimes de contratação. Concluímos que a participação em pesquisa é maior entre os docentes não médicos, que lecionam no ciclo básico e que possuem dedicação exclusiva. Acreditamos que a menor participação em pesquisa entre docentes médicos e que atuam no ciclo profissional decorra principalmente da alta proporção desses docentes com vinculação de apenas 20 horas à universidade. A contratação de professores com maiores vínculos e a inserção da pesquisa no currículo principal podem contribuir na formação em pesquisa e, portanto, aprimorar a formação de médicos críticos e reflexivos.

Palavras-chave : Educação Médica; Docentes Médicos; Pesquisadores; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )