SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiadoInserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PREARO, Alice Yamashita; MONTI, Fernanda Miranda Fumelli  and  BARRAGAN, Elena. É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminar. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.24-31. ISSN 1981-5271.

Numa faculdade com currículo tradicional e predomínio da avaliação cognitiva e somativa, uma nova disciplina, baseada na interação entre universidade, serviços e comunidade (Iusc), para estudantes de Medicina e Enfermagem numa escola de São Paulo, teve por objetivo buscar uma forma de avaliar o desenvolvimento do aluno em habilidades de comunicação e autorreflexão. A avaliação global do aluno em pequenos grupos feita por meio de relatórios escritos e portfólio do grupo não evidenciou a autorreflexão sobre o processo de aprendizagem de alguns estudantes. Foi proposto, então, um estudo piloto com 15 alunos, divididos em dois grupos, selecionados aleatoriamente, que aceitaram desenvolver um portfólio individual e reflexivo. Na análise qualitativa do material, identificou-se a presença de categorias como reflexão sobre a vida estudantil antes do curso universitário escolhido, experiências de vida que levaram à escolha profissional, correlação do aprendizado na disciplina com a prática profissional e capacidade de identificar o crescimento em habilidades de comunicação, mostrando-se eficiente no processo de autorreflexão sobre a aprendizagem.

Keywords : Educação Médica; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )