SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiadoInserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PREARO, Alice Yamashita; MONTI, Fernanda Miranda Fumelli  e  BARRAGAN, Elena. É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminar. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.24-31. ISSN 1981-5271.

Numa faculdade com currículo tradicional e predomínio da avaliação cognitiva e somativa, uma nova disciplina, baseada na interação entre universidade, serviços e comunidade (Iusc), para estudantes de Medicina e Enfermagem numa escola de São Paulo, teve por objetivo buscar uma forma de avaliar o desenvolvimento do aluno em habilidades de comunicação e autorreflexão. A avaliação global do aluno em pequenos grupos feita por meio de relatórios escritos e portfólio do grupo não evidenciou a autorreflexão sobre o processo de aprendizagem de alguns estudantes. Foi proposto, então, um estudo piloto com 15 alunos, divididos em dois grupos, selecionados aleatoriamente, que aceitaram desenvolver um portfólio individual e reflexivo. Na análise qualitativa do material, identificou-se a presença de categorias como reflexão sobre a vida estudantil antes do curso universitário escolhido, experiências de vida que levaram à escolha profissional, correlação do aprendizado na disciplina com a prática profissional e capacidade de identificar o crescimento em habilidades de comunicação, mostrando-se eficiente no processo de autorreflexão sobre a aprendizagem.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )