SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminar.Acupuntura: conhecimento e percepção de professores universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TORRES, Albina Rodrigues; RUIZ, Tânia; MULLER, Sérgio Swain  e  LIMA, Maria Cristina Pereira. Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.32-40. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Avaliar a inserção profissional, o nível de renda e de satisfação de médicos formados na Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) assim como possíveis fatores associados a tais desfechos. Métodos: Estudo transversal, tendo como população-alvo todos os médicos formados entre 1968 e 2005, utilizando- -se um questionário autoaplicável. Resultados: A taxa de resposta foi de 45%, 1.224 dos 2.864 questionários enviados por correio. A média de idade dos participantes foi de 46,5 anos (± 10,9) e 64,4% eram homens. A maioria (98,6%) referiu exercer a profissão, residir no Estado de São Paulo (96,4%), ter feito residência (92,0%) e frequentar eventos científicos regularmente (80,2%). Referiram morar em cidades do interior 70,4% e ter clínica privada 67,4% dos egressos. Renda mensal entre R$ 10 e 15 mil foi relatada por 28,4% e satisfação profissional grande ou muito grande por 66,1% deles. Nos modelos de regressão logística, mantiveram-se significativamente associados a maior renda: sexo masculino, ter clínica privada, ter filhos e estar profissionalmente satisfeito. Maior satisfação associou-se com menor idade e maior renda, fazer doutorado, considerar que foi bem preparado para a profissão, afirmar que faria Medicina novamente e avaliar positivamente sua qualidade de vida e saúde mental. Conclusões: A inserção profissional de ex-alunos é importante na avaliação institucional, devendo ser realizada regularmente para subsidiar as discussões sobre reforma curricular.

Palavras-chave : Médico; Medicina; Prática Profissional; Trabalho; Local de Trabalho; Satisfação no Emprego; Renda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )