SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela UnespPortal de periódicos da capes: uso por pós- graduandos da faculdade de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MACHADO, Márcia Maria Tavares; OLIVEIRA, Jessica da Costa de  y  FECHINE, Álvaro Diogenes Leite. Acupuntura: conhecimento e percepção de professores universitários. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.41-49. ISSN 1981-5271.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar o conhecimento e percepção de professores universitários, médicos, sobre a acupuntura. Utilizou-se a abordagem qualitativa, realizando-se 15 entrevistas individuais com professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará, de junho a dezembro de 2010. O tempo médio de ensino desses professores na UFC foi de 22 anos, e a idade média de 55 anos. Observou-se que a maior parte dos entrevistados não buscava espontaneamente informações sobre acupuntura; poucos conheciam alguma contra indicação; e os que indicavam a acupuntura o faziam para alívio de dores; a quase totalidade apresentou opinião favorável ao oferecimento da acupuntura a usuários do SUS, bem como à sua inclusão na grade curricular como disciplina optativa ou como assunto coadjuvante em disciplinas afins. No entanto, poucos entrevistados admitem abordar este tema em sala de aula como terapêutica equivalente às opções alopáticas. Constatou-se que os professores demonstram interesse em práticas não convencionais e reconhecem a importância da inserção dessa temática nos currículos dos cursos de Medicina.

Palabras clave : Acupuntura; Educação Médica; Medicina Tradicional Chinesa; Terapias Complementares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )