SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Terminologia da atenção primária à saúdeCuidados no fim da vida: o ensino médico no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

AQUINO, Leda Amar de; WUILLAUME, Susana Maciel  and  CARDOSO, Maria Helena Cabral de Almeida. Ordenando no tempo e no espaço: epistemologia narrativa, semiologia e raciocínio clínico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.100-108. ISSN 1981-5271.

Este artigo discute o papel do processo narrativo como elemento constituinte da prática médica. A pesquisa se baseou nos entendimentos que médicos, ao final de um programa de residência médica em Pediatria, fazem da Semiologia Médica, como estrutura fundamental à construção do raciocínio clínico. Os entrevistados se revelaram conscientes da importância de seus conhecimentos médicos, bem como da experiência clínica, posicionando-se como semiotas no ouvir, observar e examinar seus pacientes, aperfeiçoando o “olhar clínico”, que, de acordo com as falas, perpassa o palpar e o visualizar, remetendo ao escutar e ao ordenar reflexivamente, no tempo e no espaço, os eventos constituintes do processo da saúde e da doença. Em nenhum deles se manifestou a ilusão absoluta de que a utilização dos recursos tecnológicos por si só revelaria o estado de saúde e/ou de doença de seus pacientes. Constatamos que, embora os entrevistados façam uso da narratologia como base epistemológica do saber médico, não estão conscientes disso.

Keywords : Sinais e Sintomas; Competência Clínica; Narração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )