SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Ordenando no tempo e no espaço: epistemologia narrativa, semiologia e raciocínio clínicoAvaliação de acidentes de trabalho com materiais biológicos em médicos residentes, acadêmicos e estagiários de um hospital-escola de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TOLEDO, Andréia Padilha de  e  PRIOLLI, Denise Gonçalves. Cuidados no fim da vida: o ensino médico no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.109-117. ISSN 1981-5271.

Introdução: Há importância na análise do ensino-aprendizagem na graduação médica que permita identificar oportunidades de melhoria no ensino dos cuidados no final da vida. Objetivo: Descrever atitudes e práticas do ensino dos cuidados no fim da vida no Brasil conforme relatado pelos coordenadores de curso. Método: Questionário sobre o ensino dos cuidados no fim da vida foi aplicado em 179 coordenadores de escolas de medicina brasileiras. Resultados: Cinqüenta e oito coordenadores participaram (32,4%). A maioria (96,6%) considerou muito importante o ensino dos cuidados no fim da vida. Setenta e três por cento acredita que o tempo para ensinar sobre os cuidados paliativos em seus currículos é insuficiente, sendo sua prioridade insuficiente ou inexistente em 50,9% das opiniões. O pequeno número de docentes especializados foi considerado como uma das barreiras para incorporar esse ensino no currículo da graduação. Conclusão: As atitudes e práticas quanto ao ensino dos cuidados no fim da vida nas escolas médicas sugerem limitações. Embora os atuais coordenadores acreditem em sua importância, ainda é dada pouca prioridade ao ensino deste tema no Brasil.

Palavras-chave : Assistência Terminal; Cuidados Paliativos; Educação Médica; Escolas Médicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )