SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Cuidados no fim da vida: o ensino médico no BrasilDermatologia na atenção primária: um desafio para a formação e prática médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Rafael Teixeira de; BICA, Claudia Giuliano; MONDADORI, Carmen Susana  e  RANZI, Alana Durayski. Avaliação de acidentes de trabalho com materiais biológicos em médicos residentes, acadêmicos e estagiários de um hospital-escola de Porto Alegre. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, pp.118-124. ISSN 1981-5271.

Os acidentes ocupacionais são fenômenos socialmente determinados, indicativos da intensa rotina de trabalho à qual é submetida grande parte dos trabalhadores das áreas da saúde e culminam por constituir importante problema de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente adultos jovens e causando elevado número de casos de invalidez e óbitos. No período do estudo, foram relatados no hospital escola 166 acidentes de trabalho, o que corresponde a 2,23% da população de estudo. Ao caracterizarmos os acidentes levando em consideração a categoria estudantil ou profissional, constatamos que os “Cursos Técnicos” são os que mais se envolvem em acidentes (31%), seguidos dos “Médicos Residentes” (28%) e dos “Acadêmicos de Medicina” (26%). A faixa etária mais relacionada a acidentes foi a de 20 a 29 anos, na qual está incluída a maioria dos estudantes, estagiários e médicos residentes, e o principal motivo relatado pelos acidentados foi o descuido próprio. As categorias profissionais, idade e causa do acidente evidenciam que medidas educativas devem ser tomadas para prevenção efetiva destes acidentes.

Palavras-chave : Acidentes de Trabalho; Estudantes; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )