SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.01Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKIProjeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto- MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BAUMFELD, Tiago Soares et al. Autonomia do cuidado: interlocução afetivo- sexual com adolescentes no pet-saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.71-80. ISSN 1981-5271.

Realizou-se, dentro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma pesquisa- ação em conjunto com o Centro de Saúde e a Escola Municipal de Glaura, um dos distritos de Ouro Preto/MG, reunindo 123 alunos, entre 11 e 19 anos de idade, que participaram de encontros semanais de abril de 2009 a março de 2010. O projeto visava à integração entre ensino e serviço de saúde, ao desenvolvimento da autonomia do cuidado, à construção de vínculos e ao intercâmbio de conhecimento com os adolescentes. Pautou-se na horizontalidade das relações entre os monitores, o preceptor, a tutora e os adolescentes, sob a óptica da visão freiriana de educação popular. Foram realizadas dinâmicas, encenações cômicas e quizzes, tendo a sexualidade como tema principal. Posteriormente, estimulou-se a confecção de ferramentas multiplicadoras pelos adolescentes, como vídeos e peças de teatro, tornando-os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Este artigo serve como parâmetro para avaliação qualitativa da eficácia do PET-Saúde, além de discutir a relevância do programa para a formação médica, especialmente no que tange as habilidades dos profissionais de saúde para fornecer orientação afetivo-sexual aos adolescentes.

Palavras-chave : Sexualidade; Educação em Saúde; Educação Sexual; Educação Médica; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )