SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.01Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: oficina sobre sexualidadeFormação e pesquisa em saúde: relato de experiência na atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CYRINO, Eliana Goldfarb et al. Ensino e pesquisa na estratégia de saúde da família: o pet-saúde da FMB/Unesp. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.92-101. ISSN 1981-5271.

Tendo como princípios orientadores a integralidade e a humanização do cuidado, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - Unesp busca reorientar a formação dos profissionais de saúde com o desenvolvimento de pesquisas e educação permanente na Estratégia de Saúde da Família. Este artigo analisa o primeiro ano do PET-Saúde desenvolvido na FMB e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu (SP). Foram selecionados como temas de investigação: saúde bucal de gestante, criança e idoso; imunização do adolescente; saúde do adulto e do idoso; e saúde e meio ambiente. Realizaram-se oficinas com a metodologia da problematização, produzindo-se modelos de intervenção nos quais alunos, docentes e profissionais de saúde dos serviços locais de saúde são protagonistas. O programa é um desdobramento da disciplina Interação Universidade, Serviço e Comunidade, ministrada de modo integrado aos cursos de Medicina e Enfermagem. Há resistências no interior da universidade, reconhecendo-se a desvalorização da prática clínica extra-hospitalar e na Atenção Básica. Nesse processo, o PET-Saúde vem fortalecer a prática acadêmica que interliga a universidade, em suas atividades de ensino, pesquisa, serviço e extensão, com demandas da sociedade, de forma partilhada.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Educação em Saúde; Educação Continuada; Programa de Educação pelo Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )