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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Janise Braga Barros; FORSTER, Aldaísa Cassanho  e  SANTOS, José Sebastião dos. Reconfigurando a interação entre ensino, serviço e comunidade. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.127-133. ISSN 1981-5271.

O Conselho Municipal da Saúde (CMS) de Ribeirão Preto (SP) conduziu discussões sobre os fundamentos da reconfiguração da interação entre a gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior (IES), para promover a reorientação da formação profissional em saúde. Essa iniciativa local foi ao encontro das políticas indutoras nacionais, tais como o Promed, o Pró-Saúde e o PET-Saúde. O relato da experiência desse município expôs os interesses corporativos, políticos e econômicos dos agentes envolvidos. Ainda mostrou que o controle social e a cogestão foram potentes instrumentos para consolidar as instâncias democráticas de decisão, apontando o desafio de regular e avaliar o impacto dessa interação por meio de indicadores de saúde, ensino, pesquisa e de índices de satisfação dos usuários.

Palavras-chave : Educação Médica; Formação de Recursos Humanos; Atenção Primária; Serviços de Saúde; Participação Comunitária.

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