SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.01O pet-saúde e sua interlocução com o pró-saúde a partir da pesquisa: o relato dessa experiênciaExperiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana- MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Pâmela Leites de et al. Projetos pet-saúde e educando para a saúde: construindo saberes e práticas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.172-177. ISSN 1981-5271.

Buscando alcançar ações intersetoriais efetivas e inovadoras, o projeto Educando para a Saúde, vem envolvendo as escolas, academia e serviços de saúde locais no desafio de construir uma sólida relação entre saúde-escola. O presente relato de experiência socializa a trajetória do projeto Educando para a Saúde, uma parceria entre a Equipe de Saúde da Família (ESF) de um bairro de Pelotas - RS, a comunidade docente de duas escolas do território e acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. O objetivo é refletir o papel da ESF e dos acadêmicos do Projeto PET-Saúde na integração saúde-educação. Os temas discutidos são relacionados à educação em sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos com ênfase nas DSTs e métodos contraceptivos, prevenção, promoção e recuperação da saúde. A participação do acadêmico nas atividades de integração saúde-educação veio a acrescentar ideias, valores e conceitos, possibilitando a (re)construção das relações interpessoais, promovendo a reciclagem do processo de trabalho. Pelos laços multiprofissionais e interdisciplinares, essa parceria consiste em aprendizado mútuo, cujos frutos refletem diretamente na melhoria da assistência prestada à comunidade.

Palavras-chave : Saúde Escolar; Educação em Saúde; Ação Intersetorial; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )