SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01  suppl.02Relações interpessoais, equipe de trabalho e seus reflexos na atenção básicaGravidez na adolescência: um desafio à promoção da saúde integral do adolescente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Rubens Cavalcanti Freire da; BARRETO, Vitor Hugo Lima  and  VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro. Análise da capacidade de aliar ações padronizadas e singulares na APS. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.13-19. ISSN 1981-5271.

A política de saúde brasileira apresenta como diretrizes para a assistência à saúde as ações consideradas padronizadas, como as programáticas, e as ações singulares, como as de humanização. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a apropriação por parte de gestores e profissionais das diferentes ações tem- se dado de forma gradual, por meiode diversas intervenções por ambas as partes. Com o objetivo de analisar a capacidade de uma Equipe de Saúde da Família (ESF), em contexto real, alcançar as metas propostas pelas ações programáticas, aliadas ao desenvolvimento de ações singulares, foi desenvolvida esta pesquisa. A partir de parâmetros assistenciais nacionais e internacionais para ações médicas na APS, foram realizadas projeções da capacidade assistencial, através de modelos de programação de resultados e do cálculo do índice de pressão assistencial (equação Stockmeier) de uma determinada ESF. As projeções foram então apresentadas à equipe em formato de grupo focal, no qualas contribuições foram analisadas qualitativamente. Assim, com os resultados da pesquisa, o presente estudo é útil no embasamento para se repensar as metas e parâmetros da APS.

Keywords : Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde; Family Health; Primary Health Care; Health Services.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )