SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02Gravidez na adolescência: um desafio à promoção da saúde integral do adolescenteA percepção de alunos quanto ao programa de educação pelo trabalho para a Saúde- Pet-Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FORTE, Franklin Delano Soares et al. Portfólio, desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.25-32. ISSN 1981-5271.

O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.

Palavras-chave : Formação; Portfólio Reflexivo; Avaliação Formativa; Metodologias de Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )