SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02A percepção de alunos quanto ao programa de educação pelo trabalho para a Saúde- Pet-SaúdeA equipe na estratégia de saúde da família: uma experiência do Pet- Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NEUMANN, Cristina Rolim  e  MIRANDA, Camila Zamban de. Ensino de atenção primária à saúde na graduação: fatores que influenciam a satisfação do aluno. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.42-49. ISSN 1981-5271.

Formar profissionais capazes de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Primária à Saúde (APS), tem motivado mudanças curriculares e projetos tais como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Sob essa perspectiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a disciplina Métodos de Abordagem em Saúde Comunitária (Masc), que discute o SUS e oferece ao estudante a oportunidade de participar do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), foi deslocada da 3ª para a 1ª etapa semestral em 2008 e passou a contar com o PET-Saúde em 2009. Com o objetivo de verificar se estas mudanças tiveram repercussões na satisfação dos alunos com a disciplina, foram estudados os seus instrumentos de avaliação nesse período de transição de semestre e implantação do PET-Saúde. As respostas dos 339 estudantes avaliados mostraram que as intervenções foram exitosas, pois melhoraram a opinião dos alunos em relação o ensino de APS, principalmente no que diz respeito à inserção precoce na ESF. A boa impressão inicial pode ser útil para uma avaliação mais positiva do SUS por esses futuros profissionais.

Palavras-chave : Programa de Educação para o Trabalho em Saúde; Educação Médica; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )