SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02Ensino de atenção primária à saúde na graduação: fatores que influenciam a satisfação do alunoIntegralidade: desafio pedagógico do Pet-Saúde /UFC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Thiago Nogueira et al. A equipe na estratégia de saúde da família: uma experiência do Pet- Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.50-55. ISSN 1981-5271.

O trabalho em saúde realizado em termos da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem-se caracterizado por uma divisão parcelar do trabalho entre profissionais de saúde cada vez mais especializados e dependentes do trabalho de outros, perdendo, assim, autonomia e resolutividade. Percebe-se a atuação de equipes extremamente fragmentadas, nas quais cada profissional meramente executa a parte que lhe cabe no processo, sem se preocupar com o resultado geral e abstendo-se do seu papel social. O objetivo deste trabalho é relatar como essa tendência pôde ser verificada em uma Equipe de Saúde da Família no bairro do Salobrinho, no município de Ilhéus - BA, por universitários participantes do Programa de Ensino pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) vinculado à Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, e sua tentativa de modificar a realidade a partir do uso de metodologias participativas para valorização da equipe.

Palavras-chave : Saúde da Família; Pessoal de Saúde; Formação de Recursos Humanos; Relações Comunidade- Instituição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )