SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02Pró-saúde e os quarenta anos de integração docente-assistencial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba: UnicampEstudantes e usuários avaliam ferramenta de educação permanente em saúde: Sieps índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Milca Lopes de et al. Pet-saúde: (in)formar e fazer como processo de aprendizagem em serviços de saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.105-111. ISSN 1981-5271.

As novas diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde enfatizam a inserção precoce e responsável de acadêmicos nos serviços de saúde permitindo que parcerias entre Universidade e serviço integrem docentes, profissionais da atenção básica e estudantes de graduação, tendo o serviço público de saúde como cenário de práticas. O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implementação e descrever as ações desenvolvidas no PET-Saúde UFMS/Sesau2009. Os dados foram coletados a partir da legislação do PET-Saúde, Projeto PET-Saúde UFMS/Sesau2009, súmulas de reuniões dos professores e preceptores, relatórios individuais de acadêmicos, preceptores e tutores. O PET-Saúde configura-se um exercício de multi e interdisciplinaridade como exemplo da integração ensino-serviço-comunidade. As ações deste estudo foram orientadas por duas linhas de pesquisas com foco na promoção da saúde. Dificuldades no desenvolvimento dos projetos foram sentidas pela incongruência de horários e defasagem curricular dos acadêmicos de diferentes séries e de vários cursos, as quais foram sempre corrigidas com alternativas factíveis que possibilitassem a continuidade das ações. Com este trabalho foi possível evidenciar a importância e o impacto positivo da integração ensino-serviço-comunidade na formação profissional dos acadêmicos e no cotidiano dos profissionais envolvidos.

Palavras-chave : Saúde Pública; Serviços de Saúde; Educação em Saúde; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )