SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02Pet-saúde: (in)formar e fazer como processo de aprendizagem em serviços de saúdeAcadêmicos da Unochapecó na interação com sistema único de saúde e ESF através do Projeto Pró-Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

EZEQUIEL, Maria Cristina Diniz Gonçalves et al. Estudantes e usuários avaliam ferramenta de educação permanente em saúde: Sieps. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.112-130. ISSN 1981-5271.

As Sessões Interativas em Educação Permanente em Saúde (Sieps) acontecem há quatro anos nas Unidades de Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Artur de Sá Earp Neto (FMP/Fase). Baseiam-se nos princípios da educação permanente propostos pelo Ministério da Saúde e na metodologia de problematização. Buscam maior interdisciplinaridade dentro da unidade de saúde, trabalho em equipe, aproximação do usuário com o serviço e do estudante com a realidade. Esse trabalho objetiva compreender as reflexões feitas por estudantes de graduação em Medicina, Nutrição e Enfermagem e por usuários sobre as Sieps. Nesta pesquisa foram usados um questionário com base na escala de Likert, na amostra de estudantes, e uma entrevista, categorizada de acordo com a análise temática dentro da análise de conteúdo, usada na amostra de usuários. Foi possível concluir que os usuários e estudantes percebem positivamente as Sieps e que, em sua opinião e percepção, elas alcançam seus objetivos: melhoram o trabalho em equipe, enfatizando a interdisciplinaridade; acolhem bem os usuários; aproximam os estudantes da realidade das comunidades em que estão inseridos, com atualização e treinamento das equipes.

Palavras-chave : Educação Permanente em Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Satisfação do Usuário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )