SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.02Estudantes e usuários avaliam ferramenta de educação permanente em saúde: SiepsProjeto pet-saúde: ferramenta de aprendizado na formação profissional em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MIECHUANSKI, Pauline Cureau  y  KLEBA, Maria Elisabeth. Acadêmicos da Unochapecó na interação com sistema único de saúde e ESF através do Projeto Pró-Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.02, pp.131-135. ISSN 1981-5271.

O presente artigo relata reflexões sobre possibilidades e desafios de implantação da Estratégia Saúde da Família em um município do sul do Brasil, a partir da experiência de uma acadêmica da 2a fase do curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. A experiência se deu no contexto de um dos projetos aprovados no Pró-Saúde, Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais, que inclui tutorias e atividades de observação no âmbito da atenção básica do município, envolvendo estudantes e professores de dez cursos de graduação e profissionais da rede de serviços da Secretaria de Saúde de Chapecó. A partir dessa observação foram identificadas as seguintes dificuldades: equipe de saúde restrita em relação à diversidade de profissionais, que é necessária para as ações de promoção da saúde na comunidade; baixo comprometimento dos usuários; déficits na relação médico-paciente; e baixo nível de satisfação de alguns profissionais no trabalho. Como avanços foram percebidos o comprometimento da equipe e a aproximação da unidade de saúde com o setor da assistência social em prol do trabalho intersetorial.

Palabras clave : Educação Superior; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Equipe Multidisciplinar; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )