SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02A humanização da assistência ao parto na percepção de estudantes de medicinaAnálise das situações simuladas da prática médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MORITA, Ione; ALMEIDA, Margareth Aparecida Santini de; PAVAO PATRICIO, Karina  e  AUGUSTO HORACIO RIBEIRO, Felipe. Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.02, pp.197-203. ISSN 1981-5271.

Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.

Palavras-chave : Educação Médica; Infecções por HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )