SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Revelando fatos, sentidos, afetos e providências sobre o trote em uma faculdade de medicina: narrativa de uma experiência“Quem sou eu? Jogo dos vírus”: uma nova ferramenta no ensino da virologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. O pensamento freireano como superação de desafios do ensino para o SUS. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.02, pp.255-263. ISSN 1981-5271.

A construção histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) levou à adoção da Saúde da Família como estratégia central para diminuir a distância entre o ideal e o real. A formação dos profissionais é um desafio nesse contexto. Diversas iniciativas para mudanças significativas foram implementadas. O presente ensaio objetiva investigar esse contexto e mostrar a adequação da teoria freireana na construção de modelos pedagógicos crítico-reflexivos, com excelências técnica e social, mas em uma perspectiva ampliada dos processos de saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação em Saúde; Saúde da Família; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )