SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02O pensamento freireano como superação de desafios do ensino para o SUSSaúde mental para médicos que atuam na estratégia saúde da família: uma contribuição sobre o processo de formação em serviço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ROSADAS, Carolina. “Quem sou eu? Jogo dos vírus”: uma nova ferramenta no ensino da virologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.02, pp.264-268. ISSN 1981-5271.

A grande quantidade de conteúdo a ser ministrado nas disciplinas da área médica torna muitas vezes os métodos tradicionais da pedagogia, calcados na metodologia meramente discursiva, extremamente monótonos e desinteressantes para os alunos. Assim, o desenvolvimento de métodos alternativos para a prática do ensino se torna necessário. O presente trabalho visa a apresentar um jogo educacional desenvolvido para atuar como ferramenta adicional no ensino de virologia. O jogo “Quem sou eu? Jogo dos vírus” é um jogo de tabuleiro no qual os participantes devem adivinhar os vírus apresentados com base em dicas fornecidas pelo mediador. Como o tabuleiro foi desenhado a partir das etapas da replicação viral, os jogadores adquirem conhecimentos básicos de virologia, além dos conhecimentos específicos dos vírus em questão. Além disso, o jogo funciona como um grande motivador dos discentes.

Palabras clave : Ensino; Virologia; Educação Médica; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )