SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Percepções de alunos de medicina sobre marketing médicoA relação professor-aluno em medicina: um estudo sobre o encontro pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HAYASHIDA, Marina Zoega; JACINTO, Stéphanie Caroline Gigliotti; PUCCINI, Rosana Fiorini  e  LACAZ, Francisco Antonio de Castro. Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.300-307. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Descrever a produção científica de professores e profissionais do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que toma a Atenção Básica em saúde e o SUS como objeto de estudo de 1994 a 2009. Método: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, baseado em informações obtidas em periódicos indexados nos bancos Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, no período de 1994-2009. Resultados: Foram identificados 98 trabalhos no período, verificando-se aumento progressivo do número de publicações a partir de 2003, principalmente de docentes e técnicos em educação superior vinculados aos departamentos de Medicina Preventiva, Enfermagem, Pediatria e Fonoaudiologia. Muitos deles foram realizados em parceria com outras universidades e serviços de saúde. A avaliação dos conteúdos dos trabalhos foi feita mediante categorização em quatro temas: política, planejamento e gestão; educação em saúde; morbidade; promoção da saúde. Conclusão: As publicações expressam que a relação dos pesquisadores da Unifesp com a rede do SUS vem se tornando construtiva nestes sete anos, contribuindo para a consolidação do SUS e o apoio à sua dinâmica, planejamento e gestão.

Palavras-chave : Indicadores de Produção Científica; Sistema Único de Saúde; Atenção Básica em Saúde; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )