SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03A relação professor-aluno em medicina: um estudo sobre o encontro pedagógicoExpectativas de aprimoramento pós-residência médica: hora para um mestrado profissional? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

REGO, Cinthia  and  BATISTA, Sylvia Helena. Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.317-324. ISSN 1981-5271.

Foi feita uma revisão sistemática da literatura (1997-2007), no âmbito da formação docente, em currículos médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas, por meio de busca, identificação, seleção e análise de estudos nas bases Scielo, Lilacs, Cochrane, Medline, Ibesc, Pubmed e Eric com os descritores faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and pbl. Os estudos analisados se agruparam em três eixos norteadores, que delinearam aplicações práticas para um programa de desenvolvimento docente eficiente: gestão participativa, maior investimento nos docentes, elaboração e aplicação de programas de educação continuada, permanente, com foco na construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Capacitação; Escolas Médicas; Docentes de Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )