SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A relação professor-aluno em medicina: um estudo sobre o encontro pedagógicoExpectativas de aprimoramento pós-residência médica: hora para um mestrado profissional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

REGO, Cinthia  e  BATISTA, Sylvia Helena. Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.317-324. ISSN 1981-5271.

Foi feita uma revisão sistemática da literatura (1997-2007), no âmbito da formação docente, em currículos médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas, por meio de busca, identificação, seleção e análise de estudos nas bases Scielo, Lilacs, Cochrane, Medline, Ibesc, Pubmed e Eric com os descritores faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and pbl. Os estudos analisados se agruparam em três eixos norteadores, que delinearam aplicações práticas para um programa de desenvolvimento docente eficiente: gestão participativa, maior investimento nos docentes, elaboração e aplicação de programas de educação continuada, permanente, com foco na construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Capacitação; Escolas Médicas; Docentes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )