SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundoA perspectiva do paciente no roteiro de anamnese: o olhar do estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSER, Orlando. Expectativas de aprimoramento pós-residência médica: hora para um mestrado profissional?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.325-334. ISSN 1981-5271.

Este trabalho investiga, com base em uma pesquisa de campo, as expectativas e anseios de médicos residentes em desenvolver outras atividades de aprimoramento profissional. Foram coletadas as opiniões de médicos residentes de um hospital de referência para saúde da mulher, criança e adolescente, e de seus supervisores, a fim de avaliar o interesse e a viabilidade de alguma proposta relativa à introdução de outros cursos, como parte ou desdobramento da residência. Na construção da pesquisa, decidiu- se não inquirir diretamente os residentes acerca de seu interesse por um curso específico, mas contornar o viés que tal indagação fomentaria e, aproveitando este contorno, ampliar o horizonte em pauta. Chegou-se, assim, ao questionário que foi aplicado, amplo o suficiente para abarcar o horizonte de expectativas de residentes e supervisores, específico o bastante para situar pontos de dificuldade, impasse, resistências. O movimento introduzido a partir da sua aplicação e os dados obtidos apontam a perspectiva da qual o grupo pesquisado encara estas questões, permitindo empreender uma análise e extrair inferências que podem ajudar a esclarecer o campo investigado.

Palavras-chave : Internato e Residência; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )